Fiz um documentário no Museu do Futebol em Montevidéu, no Uruguai

Por Edmar Ferreira

Em 2014 cobri a Winner/Limeira no Campeonato Sul-Americano de Basquete. Foram 10 dias de muito trabalho em Montevidéu, no Uruguai, mas também de muito conhecimento.

Nos dias de folga, aproveitamos para fazer documentários para a Segunda Esportiva. Além do lendário Estádio Centenário, fomos conhecer o Museu de Futebol, anexo ao estádio.

Estive na companhia do repórter cinematográfico Fernando Carvalho e do repórter Carlos Gomide.

Logo na entrada um senhor muito simpático recepciona os visitantes, na maioria brasileiros, perguntando de que cidade do Brasil.

O museu foi o primeiro deste tipo no mundo e seu acervo contém objetos da Associação Uruguaia de Futebol, da Confederação Sul-Americana de Futebol e da FIFA.

cente 04

A coleção possui itens como móveis, taças, medalhas, troféus, filmes, cartazes, bandeiras e muitos outros objetos relacionados ao futebol, como camisetas, chuteiras e publicações esportivas.

cente 10

Entre os temas abordados no Museu do Futebol há um grande destaque para a vitória do Uruguai sobre o Brasil por 2 a 1 na final da Copa do Mundo de 1950, em pleno estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, numa partida que ficou conhecida como Maracanazo (Maracanaço).

cente 09

cente 12

O acervo também traz alguns objetos relacionados ao futebol brasileiro, como troféus e camisas antigas de Pelé e Maradona.

cente 06

cente 18

cente 05

cente 07

cente 13

cente 11

cente 15

cente 14

cente 03

cente 02

Veja a matéria que fiz para a Segunda Esportiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *