Coluna 322 de Edmar Ferreira no Diário

Haja coração nesta última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo da Rússia. Todos os jogos acontecem hoje, às 20h30: Brasil x Chile, Equador x Argentina, Peru x Colômbia, Paraguai x Venezuela e Uruguai x Bolívia. Só nossa seleção está garantida até o momento.

————————————–

A grande pergunta que fica é: a Argentina vai para a Copa? Veja bem, os hermanos dependem apenas de suas forças. Se vencer o Equador, em Quito, garante pelo menos uma vaga na repescagem contra a Nova Zelândia. Pode entrar direto, caso Peru e Colômbia empatem ou o Brasil vença o Chile.

————————————–

Conhecendo a postura de Tite, duvido que ele facilitará para o Chile no Allianz Parque, mesmo sabendo que estará ajudando a Argentina. O treinador pensa apenas em sua seleção e na sua invencibilidade nessas Eliminatórias. Acho que o Brasil vencerá. Acho também que o Peru vai empatar e a Argentina não vencerá em Quito.

————————————–

Brasil terá força máxima: Ederson; Daniel Alves, Miranda, Marquinhos e Alex Sandro; Casemiro, Renato Augusto, Paulinho e Philippe Coutinho; Neymar e Gabriel Jesus. Vale lembrar que o zagueiro Thiago Silva foi cortado por lesão e Rodrigo Caio, do São Paulo, convocado para o seu lugar. O Chile não terá o bom Arturo Vidal, suspenso.

————————————–

A classificação das Eliminatórias Sul-Americanas está assim: 1) Brasil 38, 2) Uruguai 28, 3) Chile e Colômbia 26, 5) Peru e Argentina 25, 7) Paraguai 24, 8) Equador 20, 9) Bolívia 14 e 10) Venezuela 9.

————————————–

Zagueiro Marllon, que vem realizando um excelente Brasileirão pela Ponte Preta, entrou no radar do Corinthians para 2018. Revelado pelo Flamengo, o jogador de 25 anos tem passagens por Boavista, Capivariano, Santa Cruz, Rio Claro e Atlético/GO. Esse é fera!

————————————–

Corinthians terá pelo menos três desfalques contra o Coritiba, amanhã, às 21h, no Itaquerão. O lateral-direito Fagner, o volante Gabriel e o atacante paraguaio Romero cumprirão suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo. O goleiro Cássio e o zagueiro Balbuena jogam as Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2018 por suas seleções nacionais e ainda são dúvidas.

————————————–

Na atividade de ontem, o técnico Fábio Carille repetiu a formação sem Jô, que ainda é dúvida. A formação titular teve: Walter; Léo Príncipe, Pedro Henrique, Pablo e Guilherme Arana; Camacho e Maycon; Jadson, Rodriguinho e Marquinhos Gabriel; Kazim.

————————————–

São Paulo não perde há quatro jogos no Brasileirão. Está motivado e fora da zona do rebaixamento. Mas terá pela frente o Atlético/MG, em Belo Horizonte. Dorival Junior ainda não definiu o substituto do meia peruano Cueva, que hoje atua pelo Peru pelas Eliminatórias. O argentino Jonatan Gomez é o favorito para a posição, mas Jucilei, Shaylon e Thomaz ainda brigam pela vaga.

————————————–

Na defesa, Dorival Júnior também trabalha com a possibilidade de perder Rodrigo Caio e Arboleda contra o Atlético/MG. Ambos participam hoje das Eliminatórias por Brasil e Equador, respectivamente. Bruno Alves, Aderllan e o uruguaio Lugano estão de sobreaviso.

————————————–

Kayke dificilmente permanecerá no Santos. O atacante está emprestado até o final do ano pelo Yokohama Marinos, do Japão. Para comprar o jogador em definitivo, o Peixe teria que pagar um milhão de dólares (cerca de R$ 3 milhões). Não estaria nos planos de Levir Culpi.

————————————–

Lateral Nino Paraíba, da Ponte Preta, deve ser o primeiro reforço do Santos para 2018. Apesar de não confirmar o andamento da negociação, o presidente Modesto Roma Junior rasgou elogios ao jogador. Díaz e Álvez, ambos do Barcelona de Guayaquil (Equador), Matheus Galdezani, do Coritiba, e Zé Rafael, do Bahia também estão na lista de possíveis reforços.

————————————–

Sobre os técnicos dos times profissionais de Rio Claro, tenho a informação que Fahel Júnior fechou com o Azulão para a Série A-2, enquanto Sérgio Guedes, isso mesmo, Sérgio Guedes, pode assumir o Velo Clube na Série A-3. Rubro-Verde ganharia um excelente comandante.

————————————–

A Polônia tornou-se a 14.ª seleção garantida na Copa do Mundo da Rússia – pouco depois, o Egito se tornou a 15ª. E foi emocionante, com uma vitória sobre Montenegro por 4 a 2, em Varsóvia. A Dinamarca vai para a repescagem. Esta será a oitava participação polonesa em uma Copa do Mundo. Já o Egito se classificou com um gol de pênalti aos 47 minutos do 2º tempo, na vitória sobre Congo por 2 a 1.

————————————–

Além da Polônia, estão classificados o Brasil, na América do Sul; Nigéria e Egito, na África; Irã, Japão, Coreia do Sul e Arábia Saudita, na Ásia; Bélgica, Espanha, Alemanha e Inglaterra, na Europa; e México e Costa Rica na Concacaf. País-sede, a Rússia também está garantida no Mundial.

————————————–

Ao menos três brasileiros estão na disputa da Bola de Ouro, prêmio de melhor jogador do futebol europeu oferecido desde 1956 pela revista francesa France Football, são eles o lateral Marcelo, do Real Madrid, o meia Philippe Coutinho, do Liverpool e o atacante Neymar, do PSG.

————————————–

Obrigado ao amigo, ex-árbitro e hoje observador da Federação Paulista de Futebol, Renato Aparecido Fazanaro Canadinho que me presenteou com um livro das novas regras do futebol, sábado no Limeirão. Valeu mestre. Você é Pimbaaaa!

————————————–

Curiosidade do dia: A Copa do Mundo de 2006 foi a que teve o maior número de 0 x 0. Ao todo foram sete jogos em que as redes não balançaram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *