Coluna 352 de Edmar Ferreira no Diário

O Corinthians dominou o Prêmio Brasileirão 2017. O Timão teve quatro jogadores e o técnico Fabio Carille na seleção do campeonato, que teve ainda representantes de outros seis clubes. O centroavante Jô foi eleito o craque do Brasileirão. O bom volante Arthur, do Grêmio ganhou como revelação, enquanto o são-paulino Hernanes foi escolhido o Craque da Galera, eleito por voto popular.

—————————————–

A seleção do Brasileirão ficou assim: Vanderlei (Santos); Fagner (Corinthians), Pedro Geromel (Grêmio), Balbuena (Corinthians) e Guilherme Arana (Corinthians); Arthur (Grêmio), Bruno Silva (Botafogo), Hernanes (São Paulo) e Thiago Neves (Cruzeiro); Jô (Corinthians) e Henrique Dourado (Fluminense). Técnico – Fábio Carille (Corinthians).

—————————————–

O barbarense Raphael Claus foi eleito o melhor árbitro do Brasileirão. Já na categoria “Não é só futebol”, a CBF premiou a torcida do Sport pela homenagem feita ao técnico Abel Braga na Ilha do Retiro, no primeiro jogo após a morte do filho do treinador.

—————————————–

O gol de falta de Hernanes sobre a Ponte Preta no Morumbi foi escolhido o mais bonito. Eu achei que merecia ganhar o gol de Otero contra o Coritiba, do meio de campo. Já a defesa de Vanderlei em chute de Diego Souza, do Sport, na Ilha do Retiro, foi considerada a mais difícil.

—————————————–

Mario Jorge Lobo Zagallo recebeu uma linda e justíssima homenagem no evento da CBF. O tetracampeão com a seleção brasileira viu depoimentos de Tite, Taffarel, Ricardo Rocha e Jairzinho. No palco, Carlos Alberto Parreira, seu eterno companheiro desde 1970, lhe entregou uma placa.

—————————————–

A CBF divulgou seu ranking nacional de clubes. Palmeiras, vice-campeão brasileiro, e Cruzeiro, que conquistou a Copa do Brasil, dividem a primeira colocação com 15.288 pontos.

—————————————–

O Grêmio, que terminou 2016 na liderança, agora é o terceiro colocado, com 15.092 pontos. É bom frisar que o título da Taça Libertadores da América em nada influencia a sua posição nesta lista, já que não lhe dá pontos a mais.

—————————————–

Curiosamente, o Corinthians caiu no ranking, mesmo tendo conquistado o Campeonato Brasileiro. Foi de quarto colocado em 2016 para sexto este ano, com 14.076 pontos. O Santos é o quarto colocado com 14.884 pontos, enquanto o Atlético Mineiro é o quinto com 14.312.

—————————————–

Finalista da Copa Sul-Americana, o Flamengo é apenas o sétimo no ranking, com 12.796 pontos, seguido por Botafogo (11.958), Atlético/PR (11.718) e Internacional/RS (11.368), que fecham o Top 10.

—————————————–

São Paulo (11º), Fluminense (12) e Vasco da Gama (13) são os principais clubes que ficaram fora dos 10 primeiros colocados. Destaque também para a Chapecoense, que subiu da 19ª para a 14ª posição este ano.

—————————————–

Para chegar a este ranking, a CBF manteve os critérios do ano passado. Os times somam pontos nas quatro divisões do Campeonato Brasileiro (A, B, C e D) e na Copa do Brasil dos últimos cinco anos.
A CBF também anunciou o ranking das federações estaduais. São Paulo manteve a hegemonia com 88.100 pontos. Rio de Janeiro, com 52.555, Minas Gerais, com 47.196, Rio Grande do Sul, com 39.029, e Santa Catarina, com 35.264, completam o Top 5.

—————————————–

Uma boa notícia para o São Paulo. Denis se despediu do clube após o empate com o Bahia por 1 a 1. Foram nove anos no Morumbi. O goleiro publicou um texto de agradecimento nas redes sociais e chamou o Tricolor de segunda casa. Foram 173 jogos pelo clube.

—————————————–

O Santos queria Nino Paraíba, mas o lateral da Ponte Preta acertou com o Bahia. Contrato será de um ano. Já o volante Alisson renovou com o Peixe até 2022.

—————————————–

Campeão da Taça Libertadores e focado no Mundial Interclubes, o Grêmio já começa a pensar em 2018. O primeiro reforço deve ser o atacante Marinho, ex-Vitória. O presidente Romildo Bolzan Jr revelou a Rádio Bandeirantes que o jogador de 27 anos foi oferecido. Este ano o velocista marcou três gols em 17 partidas pelo Changchun Yatai, da China.

—————————————–

O Corinthians confirmou o fim da parceria do futebol feminino com o Grêmio Osasco Audax, que teve a duração de dois anos. Desta forma, o Timão terá um time de gestão própria a partir de 2018. Nos dois anos de Corinthians/Audax, a equipe comandada por Arthur Elias disputou 88 jogos, com 61 vitórias, 17 empates, apenas 10 derrotas, 283 gols a favor e 57 contra. Foram dois títulos conquistados: Taça Libertadores da América (2017) e Copa do Brasil (2016).

—————————————–

A Federação Internacional do Automobilismo inaugurou seu Hall da Fama, em Paris. São 33 campeões mundiais de Fórmula 1. O Brasil está representado por Ayrton Senna (campeão em 1988, 1990 e 1991), Nelson Piquet (1981 e 1983) e Emerson Fittipaldi (1972 e 1974).

—————————————–

Curiosidade do dia: Na Copa do Mundo de 1998, dos 16 pênaltis marcados, somente 1 foi desperdiçado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *