Limeirenses do pelotão de elite da São Silvestre mostram otimismo

Por Edmar Ferreira

Dois limeirenses estão entre os corredores cotados para serem os melhores brasileiros da 93ª Corrrida Internacional de São Silvestre, que será realizada amanhã, em São Paulo.

Samuel Souza do Nascimento, de 29 anos, vive o melhor momento de sua carreira. O limeirense é o segundo colocado no ranking brasileiro da maratona (42 km), com o tempo de 2h17. Só perde para Paulo Roberto de Paula, que conseguiu registrar a marca de 2h13. Desta forma, hoje estaria nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020.

Será a terceira vez que Samuel disputará a São Silvestre. Nas duas primeiras o corredor disse que não foi preparado e que usou a prova apenas para ganhar experiência e saber dos seus atalhos.

“É uma prova realmente muito pesada. Todos falam da Avenida Brigadeiro Faria Lima, mas existem três subidas antes que desgastam muito. São aproximadamente 2 km de muita superação”, contou.

Samuel, que era guia do corredor Odair dos Santos, espera completar os 15 km entre 46 e 47 minutos.

“Acredito que posso terminar entre os 15 primeiros. Dos quenianos a gente sabe que é difícil superar, mas entre os brasileiros vou competir com o favorito Giovani dos Santos e com Altobeli Santos da Silva, um ex-entregador de panfletos, que participou da corrida de obstáculo na última Olimpíada e vem conseguindo excelentes resultados. Corre fácil demais”, frisou.

Samuel está motivado pela maratona internacional que disputou no mês de outubro na Argentina. “Fui o melhor sul-americano da prova. Fiquei em sexto lugar no geral, atrás justamente de cinco africanos”, lembrou.

O limeirense, que novamente correrá todo de preto com a hashtag #amigosna torcida, conseguiu um importante apoio para a São Silvestre. A empresa André Pinturas estará patrocinando o atleta. Ele também conta com a ajuda do Care Club de São Paulo e do fisioterapeuta Bruno Marcelos.

Para 2018, Samuel já tem uma prova agendada. A meia-maratona de Barcelona, na Espanha, em fevereiro. Se conseguir uma boa colocação, garante vaga no Mundial.

Tatiele é a melhor brasileira

0023 - tatiele carvalho

Grande nome do atletismo brasileiro na última edição da corrida de São Silvestre, ao conquistar a sétima colocação em 2016, a fundista Tatiele de Carvalho, patrocinada pelo Sicredi, tentará ficar entre as cinco primeiras colocadas e subir ao pódio pela primeira vez na mais tradicional prova de rua do país.

Para tanto, na tentativa de superar o resultado do ano passado, quando foi a melhor colocada entre as brasileiras, toda a preparação da atleta foi realizada na altitude da cidade de Campos do Jordão.

Os treinamentos tiveram como objetivo preparar a atleta para superar o tempo de 54 minutos e 1 segundo, que lhe garantiu o sétimo lugar no ano passado. “Toda minha preparação foi focada para superar minha própria marca. Se conseguir isso acredito que consiga um lugar no pódio”, informou a atleta que já participou de cinco edições da corrida paulista.

Apesar de ter sido a melhor brasileira em 2016, o mais expressivo resultado de Tatiele na São Silvestre foi conquistado em 2012, com a sexta colocação, quando também foi a brasileira mais bem colocada na prova.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *