Limeirenses participam hoje da Meia Maratona de Barcelona

Por Edmar Ferreira

Samuel Nascimento e Tatiele Carvalho representarão Limeira na Meia Maratona Internacional da Espanha, que será disputada hoje em Barcelona.

Os dois estiveram na última Corrida Internacional de São Silvestre. Enquanto Nascimento fechou a prova na 21ª colocação, Carvalho precisou abandonar no quilômetro oito em razão de fortes dores abdominais.

A Meia Maratona vale como seletiva para o Campeonato Mundial de Meia Maratona, que será disputado no mesmo país, dia 28 março deste ano, na cidade de Valencia.

Samuel melhorou todas as suas marcas em 2017: 10 km – 29’52, 21 km – 1’06″28, 42 km – 2h17h (estreia) e agora 48’20 na São Silvestre.

Nascimento disputou corridas fora do país no ano passado e se deu muito bem.

Em abril, brilhou nos Estados Unidos ao vencer as três provas denominadas Star Wars, em Orlando. Nos 5 km, registrou o tempo de 14min51. Nos 10 km, cruzou a linha de chegada em 30min58 e nos 21 km, prova mais aguardada do evento, fechou em 1h07min14.

Na Maratona Internacional de Buenos Aires, da Argentina, o limeirense cruzou a linha de chegada em sexto lugar. Foi o melhor brasileiro da prova, uma vez que os cinco primeiros colocados foram africanos.

Com o tempo de 2h17 nos 42 km, Nascimento ficou atrás apenas de Barnabas Kiptum (2h09), Felix Kimutai (2h11), Birhanu Bekele Berga (2h12), Godfrei Kipkogei Kosgei (2h12) e Stephen Omiso Arita (2h15).

Objetivos

tatiele na espanha

Tatiele por sua vez, tem dois objetivos na corrida. “Além de ganhar mais resistência, vou tentar o índice para a Olimpíada de Tóquio, em 2020”, afirmou. “Também acreditamos que a participação na Meia Maratona ajudará na preparação dela na busca pelos índices olímpicos nos cinco mil e nos 10 mil metros”, afirmou o técnico Agnaldo Alexandre.

Para obter o índice e se classificar para o Mundial em Valencia, Tatiele precisa fazer o tempo de 1h14 minutos. No ano passado, a vencedora foi Florence Kiplagat, com o tempo de 1h08m15.

A Meia Maratona cuja extensão oficial a ser percorrida é de 21.097 metros derivou da clássica Maratona. A distância vem se tornando muito popular entre corredores intermediários e de longas distâncias.

A Federação Internacional de Atletismo (IAAF) concedeu a Meia Maratona de Barcelona o mérito de Gold Label, principal distinção que uma prova pode receber da entidade que rege a modalidade a nível mundial. Em 2017, a prova reuniu 17.800 corredores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *