Na Série Copa: Com bom time, Bélgica chega para brigar pelo título

Por Marcos Paulino

Mesmo sem ostentar um currículo cheio de grandes conquistas – sua melhor campanha em uma Copa do Mundo foi chegar à semifinal em 1986, no México –, a seleção da Bélgica vai aterrissar com moral na Rússia. Primeiro, porque tem jogadores como De Bruyne, Hazard,Lukaku eCourtois, que passam por ótimas fases em grandes times europeus. Segundo, pela excelente campanha nas eliminatórias europeias.

Em 10 partidas pela seletiva do continente, foram nove vitórias e um empate,com 43 gols marcados e apenas seis sofridos. Assim, a Bélgica estreará na Copa 2018, em 18 de junho, contra o Panamá,atraindo a atenção dos torcedores.

Ainda terá pela frente, na fase de grupos, a Tunísia, no dia 23, e a Inglaterra,no dia 28. Os belgas, que estão no Grupo G, podem inclusive cruzar com os brasileiros, do Grupo E, nas quartas de final, dependendo da colocação das duas seleções na 1ª etapa.

Seria a quinta partida entre ambos. Os três primeiros confrontos foram amistosos. Em 1963, na Bélgica, os anfitriões aplicaram um 5 a 1 na então seleção bicampeã do mundo. O Brasil deu o troco em 1965, no Rio de Janeiro, quando venceupor 5 a 0.

Em 1988, novamente na Bélgica, vitória dos visitantes por 2 a 1. Viria então o duelo válido pelas oitavas de final da Copa do Mundo de 2002, em Kobe, no Japão.

Apesar da vitória por 2 a 0, o jogo foi muito mais difícil do que os brasileiros esperavam. Pressionando a equipe de Luiz Felipe Scolari,a Bélgica abriu o placar com Marc Wilmots, mas o árbitro jamaicano Peter Prendergast anulou o gol alegando que o atacante havia cometido falta em Roque Jr.,numa decisão bastante polêmica.

belgica 1

Os belgas amargariam então 12 anos sem jogar competições internacionais, ficando de fora das três edições seguintes da Eurocopa e das duas próximas Copas, às quais voltaram somente em 2014, justamente no Brasil.

Membro fundador da União Europeia, sendo inclusive sua sede, a Bélgica foi um conhecido centro comercial e cultural entre o final da Idade Média eo século XVII.

Mas seu território ficaria famoso também por ser espaço de várias guerras, o que fez o país ganhar o apelido de “campo de batalha da Europa”.

Hoje, com uma população de 11,5 milhões de habitantes, o povo belga desfruta de excelente qualidade de vida.No esporte, tem forte tradição no ciclismo, mas agora quer mesmo é entrar no restrito grupo de campeões mundiais de futebol.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *