Vô Lucato recebe 2º Torneio de Goalball

Por meio do PROESA (Programa de Esportes Adaptados), a Secretaria de Esporte e Lazer realizou, no último dia 25, o 2º Torneio de Goalball no Ginásio Vô Lucato.

A competição contou com a participação de 45 atletas dos municípios de Jundiaí, Bauru, Itapetininga, Poços de Caldas e Limeira.

No total, foram 10 jogos no masculino e dois no feminino. O torneio envolveu mais de 70 pessoas entre atletas, técnicos, professores, auxiliares, equipe de arbitragem e voluntários.

A equipe masculina do PROESA conquistou o quarto lugar na competição. A campeão foi a AADV (Associação de Assistência aos Deficientes Visuais), de Poços de Caldas, seguida da PEAMA (Programa de Esportes Atividades Motoras Adaptadas), de Jundiaí e do Ceprevi (Centro de Pesquisa e Reabilitação Visual), de Itapetininga. O Goalball Bauru terminou em quinto.

No feminino, o time de Itapetininga ficou em primeiro lugar, com Bauru em segundo.

O Goalball é um esporte paralímpico, criado para a prática de pessoas com deficiência visual. São três atletas que defendem e atacam em sua área de jogo, guiados pelo som dos guizos que ficam dentro da bola, e também pelas linhas demarcadas em relevo na quadra.

goalball 1

A duração da partida é de dois tempos de doze minutos com três minutos de intervalo entre eles. Em Limeira, o esporte é desenvolvido dentro do PROESA (Programa de Esportes Adaptados) implantado pela atual administração.

O técnico da seleção brasileira, Alessandro Tosim elogiou o trabalho desenvolvido pelo PROESA. “O evento é importante porque tem como objetivo fomentar o esporte e proporcionar a competição, já que são poucos torneios oficiais durante o ano”, disse.

Para o secretário de Esporte, Luiz Augusto Zanon, o crescimento dessa modalidade no município é fundamental, pois tem possibilitado mudanças positivas na vida das pessoas com deficiência.

Além de Zanon e o prefeito Mario Botion, o diretor de esportes da pasta, Emerson Ricardo Sergio, também esteve presente ao evento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *