Prefeitura e alunos da Unicamp reformam ginásio esportivo do Morro Azul

Um espaço público abandonado havia anos foi totalmente revitalizado a partir de uma parceria inédita realizada entre a Prefeitura de Limeira e a Associação Atlética Acadêmica Kamal Ismail (AAAKI), constituída por alunos dos cursos de engenharia da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), da Unicamp.

O trabalho envolveu um ginásio poliesportivo, totalmente remodelado e que foi reinaugurado no última dia 4 pelo prefeito Mario Botion.

“Fizemos aqui uma parceria com visão diferenciada e resgatamos um espaço que se encontrava degradado”, relata o prefeito Mario Botion.

A partir do apoio da comunidade estudantil, inúmeras obras foram executadas na quadra e no complexo do ginásio esportivo. Houve manutenção nas telhas com a colocação de parafusos brocantes, além da troca das vigas do telhado.

morro azul 2

Ainda na parte superior, telas de malhas para evitar a entrada de pombos no local foram instaladas.

As tabelas de basquetebol, traves de futsal e mastros de voleibol foram substituídos. O piso da quadra recebeu manutenção, vestiários foram totalmente reformados e houve ainda troca de todo o alambrado lateral. Finalmente, todo o complexo recebeu pintura.

“Foi uma parceria fundamental. E agora temos aqui um espaço revigorado para utilização”, afirma o secretário de Esportes e Lazer, Luiz Augusto Zanon. A universitária do curso de Engenharia da Produção, Mariana Carvalho Delfino representou a comunidade estudantil durante a inauguração.

“É um belo espaço para treinamento. Estamos retribuindo à sociedade de Limeira com o que a Unicamp, uma faculdade pública, está nos oferecendo”, diz a estudante. “O gesto é pensar na comunidade. É um belo exemplo”, diz o vice-prefeito Júlio Pereira dos Santos. “A parceria foi um trabalho construído dentro da Unicamp. Esse olhar é que ajuda a transformar a cidade de Limeira”, opina o vereador e presidente da Câmara, José Roberto Bernardo, o Zé da Mix.

O ginásio esportivo será utilizado pela comunidade e também por alunos da Unicamp. A Polícia Militar, que recentemente implantou uma base na região, também fará uso do espaço. O efetivo já está programando o uso da quadra semanalmente. “Foi uma ação muito positiva para a sociedade e estaremos aqui também fazendo vigilância ao local”, diz o comandante da Base do Morro Azul, capitão Costa Pereira.

morro azul 1

O prefeito Mario Botion comemorou a parceria. Ele lembrou que aquela foi a décima sexta intervenção em espaços públicos feita pela Prefeitura e a comunidade. Foi também uma ação inédita por envolver uma comunidade estudantil. “É uma ação extremamente importante, que torna a cidade participativa de nossas ações”, opina.

O prefeito enfatizou ainda aquilo que tem dito de forma permanente em ações dessa natureza. “É essencial que a comunidade assimile o aspecto de pertencimento dos espaços públicos. Ela deve se sentir dona do espaço, como é de fato”, conclui.

Além de Zanon, participaram da reinauguração do ginásio, os secretários Dagoberto Guidi (Obras e Serviços Públicos) e Edison Moreno Gil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *