Inter inicia a semifinal hoje contra o XV

Por Edmar Ferreira

Um Limeirão completamente lotado. É assim que o estádio deve estar hoje para o primeiro jogo da semifinal do Campeonato Paulista da Série A-2 entre Internacional e XV de Piracicaba, às 19h.

A importância do jogo desta noite é tão grande, que se realmente a Federação Paulista de Futebol confirmar a terceira vaga de acesso, a Inter pode subir em caso de vitória, desde que o Santo André seja derrotado pelo Água Santa, às 15h, no Bruno José Daniel.

A terceira vaga seria destinada ao time eliminado na semifinal que tiver somado o maior número de pontos no acúmulo das fases. Hoje, a Inter tem um ponto a mais do que o Santo André. Ou seja, ao término dos jogos de ida das semifinais, essa diferença pode aumentar para quatro, garantindo automaticamente a terceira melhor colocação ao Leão.

Mas ninguém na Inter está pensando nesta possível terceira vaga, pelo menos neste momento. O objetivo é eliminar o XV de Piracicaba para decidir o título.

Para esta partida decisiva, João Vallim não poderá contar com o volante França, expulso no domingo passado em Santos após se estranhar com o atacante Rodriguinho, no empate por 2 x 2 com a Portuguesa Santista. O treinador faz mistério quanto ao substituto. Apenas descartou Luís Roberto.

Mael e Jorge Elias aparecem como candidatos. No gol, mantendo o rodízio adotado desde o início da competição, Moisés entra na vaga de Rafael Pin.

Inter e XV já se enfrentaram 27 vezes em Limeira ao longo da história. O Leão venceu 11 vezes, o Nhô Quim 10 vezes e foram registrados outros seis empates. A equipe limeirense marcou 34 gols nesses confrontos e sofreu 30.

O último duelo foi na abertura da Série A-2 deste ano. O XV venceu por 3 a 2, no Major Levy. Mas time piracicabano venceu os últimos quatro confrontos contra a Internacional.

Campanhas

A Internacional disputou 17 jogos nesta Série A-2. Seu retrospecto é de seis vitórias, sete empates e quatro derrotas. Marcou 22 gols e sofreu 21. Ou seja, dos 51 pontos, conquistou 25, um aproveitamento de 49%.

No Limeirão, a Inter venceu os últimos dois jogos, contra Linense (3 x 1) e Portuguesa Santista (2 x 0). Mas chegou a enfrentar um jejum de dez partidas sem vitória diante do seu torcedor, com cinco empates e cinco derrotas.

Antes das duas vitórias seguidas em casa, a Inter havia perdido dois jogos no Major Levy para XV de Piracicaba (3 x 2) e Portuguesa Santista (2 x 1) nesta A-2, além de ter empatado com Atibaia (0 x 0), Penapolense (0 x 0), Votuporanguense (1 x 1) e Juventus (2 x 2).

Resumindo, em oito jogos como mandante nesta A-2, a Inter venceu dois, empatou quatro e perdeu dois. Marcou 11 gols e sofreu 9. Dos 24 pontos em disputa, conquistou 10, um aproveitamento de 41,6%, o mais baixo entre os semifinalistas.

O XV de Piracicaba por sua vez, venceu oito das 17 partidas. Foram outros quatro empates e cinco derrotas. Marcou 23 gols e sofreu 18. Conquistou 28 pontos de 51 possíveis (54,9%), três a mais do que a Inter.

Fora de casa, o XV disputou oito jogos, com duas vitórias, três empates e três derrotas. Marcou 11 gols e sofreu 13. Dos 24 pontos, conquistou 9, um baixo aproveitamento de 37,5%.

As únicas vitórias do XV como visitante foram diante da Internacional (3 x 2) e frente ao Penapolense (1 x 0). Os três empates foram contra Sertãozinho (1 x 1), Votuporanguense (2 x 2) e Juventus (1 x 1) e as três derrotas foram para Água Santa (2 x 0), Portuguesa Santista (4 x 3) e Rio Claro (1 x 0).

O árbitro do jogo será José Cláudio Rocha Filho. Em três partidas que ele apitou a Inter, nunca o Leão venceu. Na Série A-2 do ano passado, conduziu Inter 1 x 2 Guarani em 07/03 e Inter 1 x 1 São Bernardo em 21/03. Também foi o responsável por Nacional 3 x 0 Inter, nesta fase de classificação, em São Paulo.

Internacional x XV de Piracicaba

Internacional – Moisés; Alisson, Oliveira, Jean Pablo e Malcoon; Marquinhos, Nata, Elvis e Chumbinho; Tcharlles e Jorge Elias. Técnico – João Vallim.
XV de Piracicaba – Luiz Fernando; Jefferson Feijão, Douglas Marques, Gilberto Alemão e Robertinho; Fraga, Walfrido e Misael; Macena, Ronaldo  e Kadu Barone (Bruninho). Técnico – Tarcísio Pugliese.
Árbitro – José Cláudio Rocha Filho
Local – Limeirão, 19h.

*** Foto – Pedrinho Sarti / Inter de Limeira

 

xv 15

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *