Criada a Associação de Basquete Para Todos para a volta de Limeira às quadras

Por Edmar Ferreira

O basquete de Limeira está voltando, mas não com o nome da Winner. Foi criada a Associação de Basquete Para Todos, a ABT, formada por um grupo de amigos que compartilha o mesmo sonho e amor pela modalidade, tanto o convencional, como o 3 x 3.

Fundada em 15 de abril de 2019, a ABT tem como presidente André Cardoso, praticante do esporte e conhecido pela realização de vários torneios de basquete na cidade ao longo dos últimos 12 anos, hoje com mais frequência no 3×3.

A diretoria conta ainda com a vice Débora Cardoso, com o tesoureiro Edson Angelotto, com o diretor de esportes Abraão de Almeida e com o diretor de eventos Júnior Macedo.

O objetivo, segundo o presidente, é ser reconhecida como entidade filantrópica no esporte com competência. A missão é resgatar e fortalecer a prática do basquete convencional e 3 x 3, em nível municipal, estadual, nacional e até internacional. Uma das metas é dar oportunidade para crianças e adolescentes da comunidade.

Quando Luiz Augusto Zanon foi nomeado secretário de esportes, na hora os torcedores pensaram: “o basquete vai voltar”. Mas o processo não é nada fácil. Hoje as prefeituras estão com o orçamento apertado e faltam empresas para acreditar a patrocinar o basquete.

Mas uma cidade do porte de Limeira não pode ficar sem a modalidade. O nosso histórico não permite isso. O limeirense sempre gostou de basquete, desde os tempos do Nosso Clube, quando o Poliesportivo ficava lotado. O apogeu foi no Vô Lucato.

Foi pensando nisso, que essa associação foi criada. Nesse primeiro momento, a ABT conta com um grande parceiro, cujo nome vem sendo mantido em sigilo. Limeira deve disputar o Campeonato da Associação Regional de Basquete com jogadores da cidade.

Claro, que o sonho é voltar a disputar o Campeonato Paulista, assim como Rio Claro fez. O time vizinho ficou alguns anos sem jogar, mas voltou aos poucos. Hoje conta com um patrocinador forte, está disputando o Campeonato Paulista e vai participar do NBB.

Esse processo da volta do nosso basquete deve ser lento. Será preciso crescer aos poucos, não encurtando etapas. Empresas devem apostar no retorno do time às quadras. O presidente da Federação Paulista de Basquete, Enyo Corrêa, é um dos mais interessados no retorno de Limeira. O dirigente sempre deixou claro que dará todo apoio possível.

A sede da nova associação está localizada na Rua Frei João das Mercês, 602, no Parque Nossa Senhora das Dores.

 

volta basquete 2

 

 

Histórico

Em 2001, Cássio Roque e Zanon se uniram para a volta do basquete de Limeira. O empresário como comandante e o atleta como espelho para a nova geração. Antes, era o Nosso Clube que representava a cidade.

A parceria deu muito certo. Nossa cidade se tornou referência na modalidade. Conquistou a Associação Regional, dois títulos paulistas (2009 e 2011), uma Liga do Oscar em 2005, uma Copa EPTV em 2009, além de Jogos Regionais e Jogos Abertos.

Foram 820 jogos oficiais, com 497 vitórias e 323 derrotas. Marcou 71.508 pontos e sofreu 66.829. Participou inclusive da Liga Sul-Americana, jogando no Uruguai e na Argentina. Chegou até a derrotar o Boca Juniors, na maior vitória da sua história.

Mas em 2015, mais precisamente no mês de setembro, logo após não se classificar pela segunda vez para os playoffs do Campeonato Paulista, a Winner desistiu de participar da oitava edição do NBB (Novo Basquete Brasil). Cássio Roque reuniu a imprensa para anunciar o fim da vitoriosa equipe.

Já são quatro anos sem basquete, fato que deixou uma grande lacuna na cidade, ou seja, vários amantes da modalidade estão carentes pelo esporte da bola redonda. Com a criação da Associação de Basquete Para Todos, Limeira voltará a respirar basquete e com certeza, empresas apostarão neste retorno às quadras.

E no dia 15 de setembro, aniversário de Limeira, a ABT realizará seu primeiro torneio, o 3×3, que chegará a sua sexta edição. Mais informações pelos telefones: 98220-2381 e 99344-6154.

 

volta basquete 3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *