Câmara aprova busto para Pepe no Limeirão e homenageia Nata e PC

Por Edmar Ferreira

A Câmara Municipal de Limeira aprovou em sessão ordinária na última segunda-feira, duas homenagens a pessoas que marcaram seu nome no esporte limeirense.

O Projeto de Lei Nº 93/2019, do vereador Nilton Santos, institui homenagem à José Macia, mais conhecido como Pepe, que é ex-jogador do Santos e ex-treinador da Inter de Limeira.
Será construído um busto na Praça dos Campeões Paulistas, localizada em frente ao Estádio Major José Levy Sobrinho.

Pepe entrou para a história da Internacional ao conquistar três títulos. O primeiro deles em 1986, diante do Palmeiras, no Morumbi. Foi o primeiro time do interior a conquistar o Campeonato Paulista.
Dois anos depois, levou a Inter para a Série A do Campeonato Brasileiro ao conquistar a Série B, diante do Náutico, no Limeirão. Já em 1996, pegou o time no quadrangular final da Série A-2 e novamente foi o campeão, comandando Piá, Paulinho e cia.

Pepe é o treinador com mais jogos pela Internacional. Em 119 partidas, teve o retrospecto de 52 vitórias, 44 empates e 23 derrotas. Seu ataque marcou 162 gols e sua defesa sofreu 114.

Nilton Santos destacou a importância de Pepe para a cidade de Limeira. “Tenho buscado através de emendas e parcerias público-privada reestruturar a praça dos Campeões Paulistas. E por que não instituir o busto daquele que tanto ajudou a Internacional? Por que não homenagear uma pessoa que ao falar da Internacional enche os olhos de lágrimas? E que em todas as passagens que teve pelo Leão obteve sucesso”, ressaltou.

Como jogador, o “Canhão da Vila” marcou 405 gols e é o segundo maior artilheiro do Peixe, atrás apenas de Pelé. Conquistou quase 30 títulos pelo time praiano. Comandou ainda São Paulo, Guarani, Portuguesa Santista e Ponte Preta.

Limeirenses homenageados

 

0082 - nata e pc

O Projeto de Decreto Legislativo Nº 22/2019, de autoria do vereador Estevão Nogueira, concedeu o Diploma de Gratidão da Cidade de Limeira e a Medalha de Mérito Civico XV de Setembro – Ordem de Tatuiby aos jogadores Paulo César Marques da Silva, o PC e Natael Alvarenga, Nata, pelos relevantes serviços prestados à cidade de Limeira por meio da participação no Campeonato Paulista Série A-2 pela Internacional.

Os jogadores estiveram presentes na campanha desse ano que levou a Inter ao acesso à primeira divisão do Campeonato Paulista.

PC iniciou a carreira de atleta profissional de futebol na Inter aos 18 anos de idade. Passou por clubes profissionais como Guarani, Santa Cruz (PE), América de Natal (RN), Rio Claro, Aparecidense (GO) e Goianésia (GO).

Nata iniciou a carreira de atleta profissional na Inter aos 18 anos de idade. Passou por clubes profissionais como: Guarani, América de Natal (RN), Clube do Remo (PA), Botafogo (PB), ASA de Arapiraca (AL), Rio Claro e Juventus.

O autor da proposição comentou a importância dos atletas para a cidade. “Eu sei na verdade, da luta que é para um atleta se profissionalizar e seguir o seu sonho de jogar em um grande clube e conseguir levar o nome da cidade adiante. Esses dois atletas são pessoas que alcançaram seu sonho e que representaram nossa cidade pelo Brasil afora”, frisou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *