Categorias
Colunas

Minha coluna Pimba de hoje na Gazeta de Limeira

Redes Sociais Esportivas

Os torcedores da Internacional aprovaram o treino aberto realizado sexta-feira no Limeirão. Foi a primeira vez que a torcida leonina acompanhou os trabalhos de campo do técnico Elano. A exigência e o perfeccionismo do ex-santista foram os assuntos mais comentados nas redes sociais.

———————————-

No treinamento de finalização, o meia Everton Sena foi o que teve o melhor aproveitamento. O jogador, que ainda carrega uma certa desconfiança da torcida, é um dos remanescentes da Copa Paulista.
Quando Elano disse para alguns torcedores na costelada que Luís Fabiano seria o centroavante da Inter no Paulistão, o repórter Igor Sedano dedicou boa parte do Pimba nos Esportes do dia seguinte ao assunto.

———————————-

Mais para frente, o nome do camisa 9 se intensificou, inclusive em grandes sites esportivos do país. O grande problema é que Luís Fabiano está fora de forma e vem de uma lesão no joelho.

———————————-

Pois bem, ouvi de uma fonte segura, que realmente Luís Fabiano poderá jogar na Inter. Comentei inclusive na rádio que não duvidaria que o centroavante acertaria com o Leão.

———————————-

Por outro lado, se realmente o acordo for firmado, será mais uma jogada de marketing da diretoria leonina do que propriamente a solução para o ataque no Paulistão. Hoje em dia o preparo físico dos jogadores é absurdo. Não tem mais tempo para experiência. Jogar com o “nome” hoje pode ser fatal para qualquer clube.

———————————-

Que Luís Fabiano seria uma grande atração em Limeira, isso sem dúvida. Os holofotes da imprensa brasileira estariam voltados para cá. Mas como cronista esportivo que sou, vejo mais a parte de campo do que fora dela. Enfim, vamos aguardar.

———————————-

Conversei bastante com Elano esta semana. Dois detalhes me chamaram a atenção. O primeiro deles foram os elogios ao lateral Jonathan, ex-Tubarão. O treinador disse que ele foi o primeiro nome que pediu para a diretoria quando assumiu o Leão. O comandante afirmou que Jonathan tem uma qualidade absurda e que tem tudo para ser um dos melhores laterais do Campeonato Paulista.

———————————-

Depois, citou também a qualidade do zagueiro João Victor, que vem emprestado pelo Corinthians. Apesar de ter apenas 21 anos, o becão vem para ser titular no Paulistão. Elano afirmou que foi uma indicação do técnico Fábio Carille.

———————————-

Vou ser sincero. O que mais me preocupa é a juventude do elenco da Internacional. Claro, têm jogadores experientes, mas 90% dos reforços tem menos de 23 anos. É uma aposta arriscada, mas prefiro confiar no feeling de Elano.

———————————-

Aliás, Elano está encontrando muita dificuldade para arrumar jogos-treinos. A Inter iniciará sua pré-temporada amanhã, na cidade de Vargem, ao lado de Bragança Paulista. O time ficará hospedado no Hotel Fazenda Vista Linda.

———————————-

Importante demais essa parceria entre Internacional e Unicamp. É mais um legado deixado pelo ex-presidente Celso Potechi. O Leão se tornará clube formador e poderá recuperar sua parte financeira num futuro próximo.

———————————-

Finalmente o buraco do estacionamento do Limeirão foi tapado. A obra não foi concluída 100% por conta das chuvas. Mas o trabalho feito pela Romarello, do meu grande amigo Roberto Martins, já serve para que o estádio seja liberado para o Paulistão.

———————————-

Marcos Bruno, técnico da Inter na próxima Copa São Paulo de Juniores, passou os últimos dias no Rio de Janeiro. O objetivo foi concluir o curso de treinador, categoria A. O profissional me mandou vários vídeos que serão exibidos amanhã no Pimba nos Esportes da Rádio Mix.

———————————-

Participei na sexta-feira em Campinas, da festa da ACEISP, que é a Associação dos Cronistas Esportivos do Interior. Estive ao lado de Tubarão, o meu comentarista de arbitragem. Obrigado aos amigos Artur Eugênio, Élcio Paiola e Edinho Campos, do site Futebol Interior, pelo convite. Foi bom demais estar ao lado dessas feras do jornalismo esportivo.

———————————-

Entre os convidados dessa festa dos cronistas esportivos estava Sérgio Carvalho. No começo da década de noventa, ele era o meu grande ídolo do jornalismo esportivo. Escrevia uma coluna no Diário Popular. E que categoria para escrever.

———————————-

Conversei em especial com os cronistas esportivos de Campinas e Bragança Paulista, afinal de contas, os dois primeiros adversários da Inter no Paulistão serão Guarani, no Limeirão e Bragantino, fora de casa.

———————————-

Para os cronistas campineiros, o duelo de estreia contra a Inter será equilibrado. Senti um certo pessimismo por parte deles, mesmo o Guarani fazendo um belo segundo turno no Campeonato Brasileiro da Série B. Estava cotado inclusive para cair. A maioria aposta em um empate por 1 a 1 no Limeirão.

———————————-

Já os cronistas esportivos de Bragança Paulista estão otimistas até demais. Também pudera né. Até eu estaria. Depois da parceria de sucesso com o Red Bull e o acesso para a Série A do Brasileiro, eles acham até que brigarão pelo título do Paulistão. Um deles me disse assim: “A tendência é a Inter tomar uma mela”. Alô Elano, recorta esse pedaço da coluna e coloca pilha no elenco leonino antes desse jogo, que será válido pela segunda rodada.

———————————-

Prestigiei na última quarta-feira a entrega do título de Cidadão Limeirense para o amigo Cidão do Grotta. E foi muito merecido. Uma pessoa do bem que sempre lutou pelo esporte da cidade. Sem contar o importante trabalho que faz na parte social e religiosa. Você é Pimbaaaa mestre.

———————————-

Hoje pela manhã, acontece a final da Copa Cidão no Pradão. Às 10h, o Reunidos enfrenta o Botafogo. Na preliminar, às 8h10, Meninos da Vila e Borussia decidem a terceira colocação.

———————————-

Hoje também tem a final do Campeonato Máster, o chamado Cinquentão. Saltense e Santa Cruz se enfrentam às 10h, no campo do Ipanema. Na preliminar, às 8h10, disputa pelo terceiro lugar entre AABB e Saltense.

———————————-

Pelas semifinais, o Saltense derrotou a Fazendinha por 2 a 0, com dois gols de Brandão. Já o Santa Cruz eliminou a AABB pelo mesmo placar.

———————————-

Vem aí o jogo dos presidentes do futebol amador. Será no próximo domingo, às 10h, no Sindicato dos Metalúrgicos. Farei de tudo para estar presente. Ano passado eu participei. Lembrei agora dos três pênaltis perdidos pelo Wagner Rodrigues. Cada participante levará um litro de leite. Os doações serão destinadas as famílias carentes.

———————————-

Na quarta-feira acompanhei o Futebol Amor ao Próximo no Sindicato dos Metalúrgicos. Mais um gol de placa de Carlinhos Loló. Presenças de muitas feras do amador e é claro, dos ex-profissionais Adhemar, Alexandre, Júnior e Wendel.

———————————-

O gol mais bonito do evento foi marcado por Giovane Jesus, meia revelado pelo Santos e que atuou nesta temporada no futebol colombiano. Giovane conversou com Elano para reforçar a Inter no Paulistão, mas o excesso de volantes no elenco impediu o acerto. O limeirense me contou que tem aparecido boas propostas. Boa sorte irmão!

———————————-

Uma decisão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo interditou o Estádio Municipal Carlos Colnaghi, Arena Capivari, sob risco de desabamento. A sentença determina que o Município, responsável pelo estádio, providencie imediatamente o isolamento de perímetro de segurança junto à área com risco de desabamento, até que medidas sejam tomadas para eliminar o perigo.

———————————-

Vanderlei Luxemburgo não é mais técnico do meu Vascão da Gama. Uma pena, pois foi um verdadeiro serviço de excelência no Brasileirão. Não será nada fácil encontrar um substituto a altura. Tenho certeza que esse recorde que foi batido de sócios-torcedores só foi possível graças ao “fofessô”.

———————————-

Muitas pessoas têm me perguntado sobre minha ausência nos últimos programas da Segunda Esportiva da TV Jornal. Gostaria de comunicar que me desliguei recentemente. Foram 16 anos de muitas cobertura esportivas. Agradeço aos companheiros de programa pela convivência e aos telespectadores que nos deram uma grande audiência.

———————————-

Mas não ficarei longe dos programas esportivos não. Além de apresentar de segunda a sexta o Pimba nos Esportes da Rádio Mix, iniciarei um novo projeto no Rápido no Ar em janeiro. Vem coisa boa por aí. Aqui na Gazeta vamos fazer uma ampla cobertura do Paulistão. Será um 2020 de muito trabalho mesmo. Estou super otimista. Pimbaaa!

———————————-

A melhor frase da semana: “Jogo beneficente entre Amigos do Borja x Amigos de Deyverson terminou empatado sem gols.

———————————-

Comentarista Neto fez a “Bola de Lata” em seu programa Os Donos da Bola da Bandeirantes. Uma sátira ao Bola de Prata da ESPN. E olha que sua seleção dos piores ficou nota 10: Agenor; Rodnei, Manoel, Dedé e Egídio; Jucelei, Sornoza e Thiago Neves; Alexandre Pato, Borja e Deyverson. Sensacional.

———————————-

Todos os vídeos da Globo tratando da final eterna da Taça Libertadores de 2019 cortam o impensável “empata!’ que o Luís Roberto gritou. É impressionante como um locutor pode ter colocado tanto a perder. O maior momento da carreira dele pro ralo por um ato falho…

———————————-

Obrigado aos inúmeros convites que recebi para confraternizações de fim de ano. Pode ter certeza, vou naquelas em que todas as pessoas gostam e torcem pela gente, sem falsidade. Em outras a gente agradece, mas pensa bem antes de ir. É assim que tem que ser.

————————————-

0001 - ronald capita

É com enorme tristeza em meu coração que comunico o falecimento de uma das pessoas mais queridas do meu ciclo de amizades. Perdemos o amigo Ronald Capita, exemplo de superação e amor a vida. Era fã incondicional do meu trabalho.

Todas às vezes que eu narrava no Estádio Antônio Soares de Oliveira, do Flamengo de Guarulhos, ele fazia de tudo para que alguém o carregasse até a cabine para me dar um abraço. Não media esforços. Queria estar comigo.

Para quem não sabe, Ronald Capita era portador da Síndrome de Marfan, que é uma deficiência que afeta o sistema esquelético, olhos e pele. Ele lutou muito. Passou por várias cirurgias. Era um guerreiro nato. Sem palavras para descrever a sua batalha pela vida. Obrigado mesmo irmãozinho por todo esse carinho. Descanse em paz. Você é Pimbaaaaa!

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •